Fanpage

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Triste Realidade,incêndio destrói vegetação,e modifica paisagens na zona rural de Nina Rodrigues.












Nina Rodrigues  passa por uma situação há muito tempo não vista , os rios da nossa região estão secando, o calor está aumentando e a umidade do ar está cada dia mais baixa. 

Há momento em que a temperatura na cidade chega a 41°graus,a umidade relativa do ar despenca para 12% em dias, Com esta combinação, a sensação térmica deverá ser ainda maior.

  Nina Rodrigues e região enfrenta uma das piores estiagens dos últimos 50 anos. Paralelamente, o fogo também avança sobre as regiões, consumindo a vegetação seca e afugentando os animais de seu habitat.

Para piorar ainda mais  este índice, durante toda à tarde de hoje uma grande nuvem de fumaça tomou conta dos céus de Nina Rodrigues, segundo informações um fogo ainda sem procedência  tomou conta da vegetação seca, o que chegou a causar danos irreparáveis a vegetação modificando o cenário das comunidades de são domingos, Morada nova, Retiro, macacos e região.

De longe dava para avistar as colunas de fumaça formadas pelo fogo avançando sobre a vegetação, à  medida que a seca e o calor avançam, os riscos de incêndios tornam-se cada vez mais evidentes, exigindo muito cuidado por parte das pessoas, principalmente durante as viagens, quando bitucas (tocos) de cigarros potencializam as ocorrências.

Nessas condições, os mais prejudicados são as crianças e idosos com doenças respiratórias, porque podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço.

 Além disso, é preciso umidificar o ambiente, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia .A falta de chuvas piora a qualidade do ar na cidade e aumenta o número de queimadas.

Com a falta de água, a seca vem facilitando o aparecimento de focos de fogo em todo o Estado. Faltando ainda um mês para o fim do ano, o número de focos registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  já é 109% superior ao registrado no ano passado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário